segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Limites e Resiliência



O mundo tem mudado cada vez mais rápido, muitas informações em pouco tempo e as pessoas não conseguem acompanhar as mudanças na mesma velocidade, principalmente as crianças que dependem de alguém que a ajude a desenvolver de forma saudável. Os pais na correria do dia a dia, trabalho, casa, família, acabam agindo com os filhos de acordo com o seu humor, se está de bom humor tudo pode, mas se não está com o humor muito bom, briga com a criança e não permite muitas vezes a mesma a ação que permitiu em outro momento. A criança se desenvolve sem saber discernir o certo do errado, não tendo regras claras, e não sabendo que modelo seguir. Ensine ao seu filho o que é o CARINHO, AMOR, RESPEITO, mostre com suas próprias atitudes os significados dessas palavrinhas, para que cresçam com referenciais voltados para os VALORES de família.

Regras são para serem feitas e cumpridas, para que se tenha limites no convívio familiar, mas elas precisam ser claras, para serem respeitadas. Uma boa DICA é: Abaixe na altura do seu filho e explique, quantas vezes for necessário, pois cada um tem o seu tempo para assimilar as informações, explique o que pode e o que não pode, sem esquecer de dizer  o porque é assim, jamais diga “é assim porque é, porque eu sou seu pai, ou sua mãe e você tem que me obedecer”. Isso torna um filho submisso é não é isso que queremos, queremos filhos autênticos, conhecedores e responsáveis por suas atitudes. Estamos plantando hoje o adulto que estará lançado no mundo amanha.

E difícil dizer NÃO para aquela “coisinha bonitinha” que olha nos olhos e derruba qualquer intenção dos pais de desapontá-lo, é nessa hora que precisa ser forte, sem medo de desapontar e dizer NÃO, temos que pensar que é preciso aprender a lidar com as frustrações, a esperar hoje para ter amanha, pois mesmo nós adultos não temos tudo no tempo e na hora que queremos.
Lembre-se que a maneira que a família encara os problemas pode causar mais sofrimento a criança do que a própria adversidade, por isso é necessário ter um dialogo aberto e honesto com os filhos, mesmo que não diga tudo, mas de forma lúdica diga sempre a VERDADE. Essa deve ser a sua melhor aliada.
Combine com seu filho recompensas e punições para seus comportamentos, para que ele aprenda o valor das coisas, e tenha LIMITES. Negociar com seus filhos quando os problemas surgirem são algumas estratégias que os pais podem ter. E importante saber elogiar o seu filho quando ele tiver um comportamento desejado, pois temos a pré disposição a brigar quando erra, mas não lembramos de reforçar o que ele faz de positivo.
È bom sempre estar atento a seu filho na escola, a maneira que ele aprende, pois cada um tem um jeito particular, é na escola que ele vai estabelecer as relações sociais.

O mais importante é estar realmente próximo e aberto a ouvir os filhos nos momentos em que estão juntos. Eles precisam saber que poderão contar com vocês para enfrentar qualquer dificuldade e sofrimento, assim cresceram fortes e seguros diante das dificuldades da vida.

Limites, pouco tem a ver com imposição, mas sim com todo o contexto que envolve a EDUCAÇÃO, que você dispõe para o seu filho, um desenvolvimento saudável, tem que estar ligado à maneira que o mundo o recebe, o ambiente em que vive. Isso faz parte também de estimular a resiliencia para que as crianças possam superar as adversidades sem sucumbir. Devemos lembrar que somos um conjunto do que trazemos que é só nosso, com o meio em que vivemos e cada um responde de uma maneira as situações da vida! Saiba olhar para o seu filho e sua subjetividade, ele é um ser único!

3 comentários:

  1. Adorei o texto Lala, bom ver que as coisas estão fluindo ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o texto está muito bom, reflexivo :"Saiba olhar para o seu filho e sua subjetividade, ele é um ser único!" Os filhos são seres únicos e amados como tais.
    Amei ser isso :"O mais importante é estar realmente próximo e aberto a ouvir os filhos nos momentos em que estão juntos. Eles precisam saber que poderão contar com vocês para enfrentar qualquer dificuldade e sofrimento, assim cresceram fortes e seguros diante das dificuldades da vida." Te amo muito

    ResponderExcluir
  3. È isso, a familia deve ser sempre o porto seguro, quando a criança tem essa ligação, ela pode ate percorrer outros caminhos, mas saberá sempre para onde pode voltar. e quais referenciais seguir! te amo mt tbm!

    ResponderExcluir